Modelos variam para cada necessidade, assim como o preço para cada funcionalidade extra

Os eletrodomésticos são essenciais para qualquer residência e até mesmo para ambientes corporativos, e, entre eles, as geladeiras ou refrigeradores são indispensáveis. Ao adquirir uma geladeira nova, é indicado pensar não só no quesito preço, mas nas funcionalidades que o item oferece, encontrando o melhor custo-benefício para o que você precisa.

Hoje em dia, o mercado de eletrodomésticos está bastante variado, com as lojas tradicionais vendendo produtos novos e outras que reformam e vendem os refrigeradores já usados, porém em excelente estado de conservação. É uma opção para quem está com orçamento apertado ou quer investir apenas no básico a curto prazo.

Se você está pensando em comprar uma geladeira nova, fique de olho nas dicas a seguir para fazer um bom negócio, observando aspectos como consumo de energia, tipo de geladeira e, claro, as ofertas e promoções.

Capacidade em litros da geladeira

O principal aspecto a ser observado ao comprar uma geladeira nova é a sua capacidade. Se você possui uma família grande ou costuma cozinhar bastante, um refrigerador com maior capacidade ajuda a armazenar alimentos, bebidas e outros mantimentos de maneira organizada e em quantidade suficiente, de acordo com seu consumo.

Uma geladeira maior exige mais espaço, portanto, observar o lugar onde ela será instalada na sua casa ou empresa é o primeiro passo para saber qual tipo de refrigerador buscar nas lojas.

Mecanismo de degelo

O degelo nada mais é do que o processo que elimina o acúmulo de gelo nas paredes e no freezer da geladeira, evitando problemas de funcionamento e mantendo a máxima capacidade de uso do espaço interno. Esse aspecto é importante, pois está relacionado diretamente com a praticidade da rotina de uso do eletrodoméstico.

 

  • Degelo manual: o degelo manual é mais presente em refrigeradores mais básicos. Ele exige que a geladeira seja desligada da tomada até que todo o gelo derreta na altura de 1 cm aproximadamente;
  • Degelo automático: também conhecido como degelo seco, é o mecanismo que elimina o excesso de gelo regularmente, direcionando a água para um compartimento na parte traseira do refrigerador, eliminando a água por evaporação.

Estilo da geladeira

Assim como muitos dos eletrodomésticos mais robustos, as geladeiras atuais também exercem função decorativa e não apenas funcional. Dessa forma, o mercado oferece opções básicas e com tecnologia de ponta para todos os bolsos e necessidades pessoais.

Refrigerador de uma porta

Esse é um dos estilos de refrigerador básico, com freezer embutido, e costuma ter um espaço interno menor que os modelos mais caros. Indicado para quem mora em espaços menores ou quer investir em um refrigerador apenas para dar conta do uso cotidiano.

Refrigerador de duas portas

A vantagem é que o freezer fica separado do refrigerador, o que pode evitar a variação de temperatura nos alimentos congelados sempre que a porta é aberta. A sua capacidade é bem maior, portanto casa muito bem com quem tem um maior volume de consumo de alimentos, por exemplo, em casas com maior número de pessoas.

Geladeira lado a lado

Os refrigeradores side by side são modelos mais robustos, portanto para cozinhas com espaço de sobra. Com capacidade em torno de 500 litros, ele é indicado para quem precisa de muito espaço para armazenar alimentos, e seu freezer é praticamente do mesmo tamanho do refrigerador, com portas individuais e paralelas.

É considerado um modelo de luxo, portanto os preços são mais elevados e variam conforme o tamanho, o tipo de material, o acabamento e as funcionalidades extras, como painel digital, timer e até mesmo conexão com Wi-Fi.

Consumo de energia

Por último, mas talvez o mais importante, o consumo de energia é um dos primeiros aspectos a serem observados na hora de adquirir uma geladeira nova ou usada. O selo de energia classificado pelo INMETRO prevê a quantidade de energia necessária para o funcionamento adequado do aparelho, que vai influenciar diretamente nos gastos da casa.

Quanto maior a geladeira, maior será seu gasto de energia, da mesma forma que modelos mais atuais conseguem fazer um uso inteligente da eletricidade. Também é indicado fazer manutenção de tempos em tempos no eletrodoméstico, pois o desgaste natural ao longo do tempo pode fazer com que o refrigerador consuma mais energia do que quando foi comprado.