Conheça os principais tipos de cômoda para decorar a casa

A cômoda é um dos móveis mais usados para organizar roupas, calçados, acessórios e demais itens de uso pessoal, sendo uma grande aliada para quem tem pouco espaço disponível no quarto.

Acontece que ela não precisa ser usada apenas com essa finalidade e tampouco precisa ficar restrita a um único ambiente. Você pode trazer uma cômoda para a sala, por exemplo, e usá-la como um aparador, ou ainda colocá-la no hall de entrada para armazenar papéis de uso diário.

Esses são alguns exemplos de usos da cômoda para além do quarto, mas tudo vai depender do estilo do móvel e da composição com as demais peças. Pensando nisso, separamos alguns dos principais tipos de cômoda para usar na decoração da sua casa. Confira!

Como escolher o modelo ideal?

Os primeiros aspectos que vão determinar o melhor modelo de cômoda são o tamanho da peça, o espaço disponível para colocá-la (considerando altura, largura e profundidade do cômodo em questão), o estilo do ambiente e a serventia para a peça.

Existem cômodas de diversos tamanhos. Peças com largura mais estreita e altura mais elevada, por exemplo, são indicadas para quartos menores. Já peças mais largas podem ser usadas por casais, ao passo que uma cômoda infantil pode ter dimensões proporcionalmente menores.

O espaço também é outra variável na escolha da cômoda, na medida em que pode ser mais ou menos amplo, bem como ser de uso comum (como o corredor e a sala de estar) ou pessoal (como o quarto). Isso tudo em conjunto com o estilo do ambiente e o uso dado à peça (guardar-roupas ou papéis, por exemplo).

Considerando todos esses aspectos, você poderá fazer uma escolha mais acertada da sua cômoda e, ao mesmo tempo, garantir a melhor organização do ambiente e uma decoração mais acertada. Lembre-se de combinar o estilo da peça com o da própria casa para conseguir um visual mais harmônico e equilibrado.

Cômoda infantil

Os modelos infantis tendem a ter dimensões menores e cores clássicas como o branco e tons pastéis de amarelo, azul, verde ou rosa. O diferencial pode estar no modelo de puxador, que pode aparecer em formatos dos mais divertidos. A peça também serve para apoiar objetos como loções, talco, fraldas e abajur.

Cômoda grande

Uma peça maior costuma ter mais espaço interno e, por isso mesmo, é uma excelente opção para o quarto do casal. Considere usar uma cômoda grande para distribuir melhor as roupas, tais como peças íntimas, camisetas, shorts e acessórios como cintos e meias.

Cômoda com sapateira

Para facilitar o armazenamento de todos os calçados de maneira mais organizada, você pode optar por um modelo de cômoda com sapateira. Isso porque além das clássicas gavetas, essa peça tem uma parte lateral com prateleiras para guardar os sapatos.

Cômoda com espelho

O modelo com espelho, por sua vez, tem uma dupla utilidade e é super útil para deixar o quarto melhor organizado. É uma opção bem interessante para quem não tem espelho no cômodo em questão.

Cômoda aparador

Quer usar a sua cômoda na sala de estar? Então ela poderá ser usada como uma espécie de aparador, podendo servir de apoio para objetos decorativos, como porta-retratos. O mesmo vale para a sala de jantar, com o uso voltado para o armazenamento de toalhas de mesa, pratos, talheres, taças, copos e xícaras.

Cômoda no corredor

Se a sua pretensão é trazer a cômoda para o corredor, lembre-se de escolher um modelo com as dimensões adequadas para não impedir a passagem das pessoas. Peças menores podem ser mais adequadas nesse caso.

Cômoda embutida

Há também modelos de cômodas embutidas, uma opção para quem pretende usar melhor o espaço vertical, deixando parte da parede completamente livre. Você pode aproveitar esse tipo de peça no escritório, por exemplo.