Guia do nômade: o que toda pessoa que está sempre de mudança precisa saber

Que toda mudança traz empolgação já sabemos, não é verdade? Mas também atrelado a esse sentimento vem o estresse e o cansaço. A verdade é que sem organização, o processo de mudar de casa pode ser bastante desgastante, inclusive se você tem o costume de trocar de residência com frequência. 

Assim, ensacar as roupas, montar e desmontar móveis, guardar as peças do armário multiuso pode deteriorar as suas mobílias com o tempo. Por essa razão, optar por móveis funcionais, montar um checklist com o passo a passo trará mais tranquilidade durante os preparativos para sua mudança. Confira nossas sugestões!

Dicas para o dia da mudança 

O primeiro passo antes de iniciar o encaixotamento dos móveis, roupas e utensílios é comunicar aos proprietários do imóvel sobre a entrega da casa. Após o comunicado, elaborar uma lista de afazeres, priorizando as tarefas mais importantes para as menos.

Defina um critério para embalar os móveis

Definir um critério na hora de guardar os objetos te ajudará no processo que antecede e sucede à mudança. Por essa razão, embale, primeiramente, os itens do dia a dia que não são necessários. Por exemplo, livros, discos, sapatos e roupas menos usadas. Deixe os utensílios como talheres, pratos, poucas panelas, entre outros para serem utilizados até o último dia na casa. 

Coloque etiquetas nas caixas

As etiquetas nas caixas ajudam na identificação, facilitando encontrar os objetos ao chegar na residência nova. Caso contrate uma empresa de transporte, escreva nas caixas a palavra frágil, para que tenham cuidado ao transportá-la.

Tenha os itens relevantes durante o trajeto à mão

Por exemplo, guardar em uma bolsa ou mochila um kit de emergência com remédios, água e snacks para serem consumidos durante a viagem, se necessário. Separe também artigos como uma muda de roupa, pijama, toalhas limpas, produtos de higiene para mudanças longas com muitas horas de viagem.

No destino não desembale tudo apressadamente

Após a mudança, não tenha pressa de retirar os móveis e os utensílios das embalagens, pelo contrário, mantenha a calma e paciência para tirar somente o essencial, com o passar do tempo você conseguirá organizar. Lembre-se de separar uma semana para tratar com empresas de fornecimento de gás, luz e internet a instalação dos serviços no novo endereço.

Agora, se procura maneiras de aumentar a durabilidade dos seus móveis ou otimizar os espaços da sua residência, a sugestão é investir nas mobílias funcionais.

O que são móveis funcionais?

Uma casa bem organizada e decorada é um sonho para todas as pessoas, a sensação de ter tudo em ordem não tem preço, os móveis funcionais estão cada vez mais procurados, pois permite aproveitar cada canto de um imóvel de forma prática.

A ideia principal deles está ligada ao fator de torná-los como mais de uma opção de uso, mantendo os ambientes organizados. Com a redução do tamanho dos imóveis, surgiu a necessidade de aproveitar bem o espaço sem abandonar a decoração elegante e versátil. Dessa maneira, as estantes espaçosas deram lugar aos painéis de tv fixados à parede. As vantagens de comprar esses tipos de móveis se resume a:

  • aproveitar melhor o espaço; 
  • deixa o ambiente mais organizado; 
  • facilita a limpeza e conservação; 
  • possuem um custo-benefício excelente.

Tipos de móveis funcionais

Pensando em comprar uma mobília que traga mais praticidade, ambiente mais clean e sem perder a elegância de uma casa bem decorada, os móveis funcionais são uma excelente opção para usufruir melhor cada centímetro da sua casa. 

Cama com baú e nichos

Utilize os espaços da cama com baú para guardar as roupas de cama, se o modelo apresentar nichos pode usar para armazenar sapatos, livros, roupas entre outros objetos. O que antes era usado para acumular poeiras, foi desenvolvido pensando na economia de espaço. 

Nichos modulares

Os nichos modulares são ótimos para elaborar uma decoração criativa, com vários deles é possível montar uma estante para armazenar os livros ou itens decorativos da sala, quartos e home office. 

Sofá-cama

No mercado, há décadas, o sofá-cama é excelente para quem mora em kitnets ou para pôr no quarto de visitas. A facilidade de transformar um ambiente em sala e a noite em quarto, torna o móvel bastante adquirido até hoje. O ponto negativo dele é por não ser tão confortável quanto uma cama tradicional, mesmo após os fabricantes incluírem os sistemas de molas.