Entenda a importância das proteínas na dieta dos cães

Cães precisam de uma alimentação equilibrada para crescerem fortes e saudáveis. Desde pequenos, após o desmame, devem ser apresentados a uma ração super premium de qualidade, com todos os nutrientes necessários.

Além disso, filhotes comem o alimento próprio até 12 meses de vida, enquanto adultos e idosos também contam com sua própria ração. Isso acontece para que a quantidade de proteínas ingerida seja adequada para a idade do pet.

Mas… Por que a proteína é tão importante na dieta dos cães? Qual seu papel? Entenda mais sobre este nutriente.

Prevenção de doenças

As proteínas são responsáveis pelo fortalecimento do sistema imunológico, aumentando a produção de anticorpos. Assim, se o cão se alimenta corretamente, está mais protegido contra doenças comuns do dia a dia, como as viroses e a otite.

Equilíbrio hormonal

Além de proteger o organismo contra doenças, as proteínas também atuam no nível hormonal, mantendo tudo equilibrado. Por mais que o cão seja castrado, outros hormônios trabalham em seu corpo e se estiverem desequilibrados podem contribuir para deixar a saúde fragilizada.

Fonte de energia

Esse nutriente também é responsável por ser a fonte de energia do seu pet. Os aminoácidos agem na transformação da glicose, permitindo que o cãozinho esteja sempre ativo e pronto para brincar.

Boa digestão

As proteínas também vão influenciar na digestão do seu pet. Se ele come uma ração com alto nível do nutriente, ela é melhor digerida e você observa isso nas fezes. Sem contar que o cãozinho se sente satisfeito por mais tempo, sem roubar comida ou querer mais ração toda hora.

Fortalecimento dos músculos

As principais responsáveis pelo fortalecimento muscular são as proteínas. Sendo assim, quando um cão tem uma dieta rica nelas, seus músculos ficam mais fortes. Para os filhotes, isso é essencial para um bom desenvolvimento. Já nos adultos, o objetivo é a manutenção da massa muscular e nos idosos evitar que eles percam massa muscular.

Pelos bonitos e saudáveis

As proteínas são responsáveis pelo crescimento da pelagem do animal de forma saudável. Tanto que, quando há alguma deficiência na dieta, um dos primeiros sinais é a queda de pelos e a perda do brilho. 

Sintomas de deficiência de proteínas

Assim como os humanos, os cães dão sinais de que algo não vai bem em seu organismo. Quando sua dieta tem baixa quantidade proteica, os principais sintomas apresentados são:

  • Problemas de pele, como dermatites e outras doenças;
  • Imunidade baixa, com a presença de constantes infecções, como a otite;
  • Perda de peso sem outra causa aparente;
  • Apatia, o cão não quer interagir com outros animais da casa ou com seus donos, passa bastante tempo dormindo;
  • Queda de pelos ou pelos sem vida;
  • Mudanças de comportamento, um animal antes alegre e ativo passa a ficar mais quieto. Ele também pode ficar mais agressivo.

Como os sintomas podem indicar outros problemas de saúde, o ideal é levar seu amigo de quatro patas ao veterinário para identificar a causa e, se for a ração, conversar sobre o melhor alimento.

Como escolher a melhor ração

A melhor ração deve atender todas as necessidades energéticas do seu cão. Caso opte pelas versões prontas, confira o valor nutricional descrito na embalagem e prefira as rações super premium.

Agora, se o objetivo é investir na alimentação natural, sempre converse com o veterinário para que vocês montem juntos o cardápio ideal para o seu pet.

Além disso, vale organizar a quantidade e o número de refeições diárias. Há quem deixe a ração disponível para o animal a qualquer momento e os que preferem servir em horários específicos.

Observe a quantidade ideal segundo o peso. Cães de porte grande têm necessidades nutricionais diferentes dos de porte médio ou pequeno.