3 obras importantes para a literatura brasileira

Ao mergulharmos em livros antigos, especialmente os da literatura brasileira, conseguimos aproveitar vários benefícios, sabia? Entre eles, temos a oportunidade de compreender situações que aconteceram no passado, além de expandir o nosso pensamento crítico, reduzir o estresse, aumentar o nosso vocabulário, entre tantos outros diferenciais que somente agregam em nossa vida. 

Inclusive, caso esteja procurando livros com desconto, temos uma ótima notícia: há inúmeros títulos acessíveis, de artistas brasileiros, que fizeram a diferença ao longo dos anos e, obviamente, merecem a sua atenção. Hoje, vamos abordar um pouco sobre eles. 

Para saber mais e mergulhar nesse universo tão rico, aproveite para continuar acompanhando este post especial e descobrir um pouco da história de livros clássicos, mas que, sem dúvida, também irão te inspirar do começo ao fim. Vamos lá?

1. Dom Casmurro (Machado de Assis) 

Para começar, vamos falar sobre uma das obras mais conhecidas de todos os tempos na literatura brasileira. Sim, estamos falando de Dom Casmurro, um livro escrito por Machado de Assis, que conta a história de Capitu e Bentinho. 

No enredo, temos a oportunidade de acompanhar a trajetória dos dois personagens que foram criados juntinhos e, ainda na adolescência, acabaram se apaixonando. No entanto, por conta de uma promessa de sua mãe, Bentinho acaba indo para um seminário e, nesse momento, a sua vida começa a passar por algumas reviravoltas. 

Acredite: ao ler esse livro clássico, você terá contato com uma escrita impecável, além de entender um pouco melhor quais eram os costumes e visões daquela época. Não perca!

2. Capitães de Areia (Jorge Amado)

Quando falamos sobre as obras que foram importantes para a história da literatura brasileira, obviamente, não podemos deixar de citar o livro Capitães de Areia. Escrito por Jorge Amado, o romance conta o que acontecia no dia a dia de um grupo de garotos de rua estes, por sua vez, conhecidos como Capitães de Areia.

Naquela época, os meninos eram conhecidos por cometer várias infrações em Salvador, detalhe este que acabava desdobrando em situações de violências, mas também, sendo um ótimo ponto de partida para mostrar os desafios de viver à margem da sociedade. 

Assim, a obra veio para retratar o cotidiano dessa juventude, com foco em seus sonhos, desejos e ambições. E aí, o que acha de conferir?

3. O Cortiço (Aluísio Azevedo)

Outro livro que merece a nossa atenção é O Cortiço, produzido em 1890, por Aluísio Azevedo. Considerada uma obra da literatura naturalista, ela retrata o dia a dia em um cortiço, localizado na cidade do Rio de Janeiro. 

O local, chamado de São Romão, possui o mesmo nome de seu dono um homem explorador, que tenta, a todo custo, crescer socialmente e lucrar cada vez mais. Tudo isso, é claro, sem mostrar empatia e compaixão pela vida dos mais pobres e vulneráveis, principalmente aqueles que moram em sua propriedade. 

Atualmente, este é um título superfamoso e que costuma cair bastante em vestibulares, já que consegue intercalar a trajetória desse personagem com acontecimentos da vida dos moradores do cortiço. 

Assim, o leitor tem a impressão de estar lendo não somente sobre acontecimentos específicos, mas sim, sobre situações que ocorrem frequentemente em diferentes grupos sociais. Para ler já!

Viu só? Como vimos ao longo deste artigo especial, não faltam livros interessantes e que fizeram a diferença na literatura brasileira. Ao mergulharmos nessas histórias, temos a oportunidade de expandir a fundo o nosso conhecimento, valorizando a nossa cultura e, claro, tendo ótimos momentos de prazer e relaxamento.