Além de mais saudáveis, os produtos ajudam a proteger o meio ambiente e são cruelty-free

A forma como as pessoas cuidam da pele mudou. Antes não existia o interesse em entender mais sobre os produtos, com foco apenas em um benefício específico. Agora isso mudou e há a necessidade de fugir dos produtos muito industrializados, até para evitar reações alérgicas.

Com isso, cresce a busca pelos dermocosméticos naturais, feitos com elementos como o óleo de esqualano, a camomila, a erva-cidreira e outros de origem vegetal. O movimento também é conhecido como clean beauty ou, em português, beleza limpa.

A ideia é fugir ao máximo de parabenos, fragrâncias artificiais, ftalatos, corantes, óleos minerais e manganês. Além de serem prejudiciais para a própria pele, levando ao aparecimento de alergias, essas substâncias causam danos para a natureza.

Então, quem busca pelos cosméticos naturais quer unir o autocuidado com a preservação ambiental e o uso de produtos cruelty-free. Conheça agora os principais benefícios desses produtos para a sua pele.

Não agridem a pele

A pele vai absorver todos os produtos aplicados nela. Com isso, ao usar os dermocosméticos naturais, você mexe com produtos vegetais com menor risco de desenvolver alergias ou irritações.

Como são hipoalergênicos, testados e aprovados por dermatologistas, também são mais seguros. Tanto que você pode usar o produto em qualquer lugar e em qualquer estação do ano.

São ecológicos

Na produção dos cosméticos existe uma preocupação com todos os envolvidos, incluindo a natureza. Em alguns casos, os produtos não utilizam embalagens plásticas, como acontece com os shampoos e desodorantes em barra.

Sem contar que, por terem base vegetal, os restos do produto, ao entrarem em contato com a água (após o banho, por exemplo), não poluem ou agridem o meio ambiente.
São cruelty-free
Como o foco está em composições vegetais e o cuidado com o meio-ambiente, as empresas produtoras de dermocosméticos naturais também não fazem testes em animais.

Isso não quer dizer que os produtos não são testados, pois passam por essa avaliação diretamente em seres humanos. Tanto que muitos são recomendados por dermatologistas.

São ricos em nutrientes

A presença de ingredientes orgânicos garante nutrição extra para a pele. Nos cosméticos naturais é comum encontrar vitamina E, vitamina C e óleo de coco, por exemplo. Assim, esses ingredientes são responsáveis por prevenir o envelhecimento e proteger a pele.

Assim, acaba sendo um cuidado dois em um. Além de hidratar, você nutre e protege a pele, sem que ela entre em contato com substâncias artificiais e industrializadas.
Não possuem substâncias químicas
Você já leu os rótulos dos cosméticos tradicionais que utiliza? Provavelmente vai encontrar muitos nomes difíceis, como oxibenzona, e outros mais conhecidos, como parabenos. O problema é que, além de ser prejudicial para o meio ambiente, algumas dessas substâncias são comprovadamente cancerígenas.

Por mais que sejam feitos testes que avaliam os riscos e que a substância esteja em pequena quantidade, você não utiliza apenas um item. Então, ao substituir pelos dermocosméticos naturais, você acaba se protegendo das substâncias tóxicas e alergênicas.

Não comedogênicos

A obstrução dos poros é comum nos cosméticos tradicionais e o resultado disso é o surgimento da acne. Como acontece uma inflamação na região, as bactérias podem proliferar e gerar as temidas espinhas.

Cosméticos naturais não causam esse problema, por isso são chamados não comedogênicos. Eles não ficam acumulados nos poros e são facilmente removidos, ou seja, deixam a pele respirar mesmo quando usados diariamente.

Podem ser orgânicos

Nem todos os cosméticos naturais são orgânicos, porém, quando as duas opções são unidas, os produtos se tornam ainda mais saudáveis. Além disso, o benefício é ainda maior para a natureza, pois, quando os restos vão embora pelo ralo, não são poluentes e se dissolvem facilmente.

Ao optar pelos dermocosméticos naturais, sua pele agradece pela escolha, da mesma forma que o meio ambiente. Então, se puder, aposte nessa alternativa.