Mecanismo facilita operações descentralizadas e recompensa usuários

As finanças descentralizadas (DeFi) são um dos ramos mais inovadores das criptomoedas. Desde que se tornaram populares, a partir de 2020, as DeFi trouxeram várias aplicações inovadoras nesse mercado.

Nesse sentido, os investidores desses tokens conseguem até mesmo ganhar tokens através dos chamados pools de liquidez. Esses pools servem para prover liquidez a exchanges, como Uniswap e Pancakeswap, permitindo que as negociações ocorram livremente.

Mas como funcionam os pools de liquidez e como você pode ganhar tokens através dessas plataformas?

Pools de liquidez

De maneira geral, pools de liquidez são um conjunto de fundos que abastecem um determinado protocolo DeFi ou exchange descentralizada (DEX). Esses pools são compostos por recursos enviados por investidores de determinado token.

Uma vez dentro dos pools, os recursos são utilizados pela DEX ou pelo protocolo para facilitar negociações ou fornecer empréstimos. Jogos em blockchain e outros protocolos também se beneficiam dos pools de liquidez.

Todo o processo de envio e gestão dos fundos do pool é coordenado pelo contrato inteligente do protocolo, ou seja, há pouca ou nenhuma intervenção humana no processo.

Dessa forma, os contratos inteligentes conseguem proteger os pools, as plataformas e seus usuários contra fraudes ou golpes. 

Em troca de fornecer liquidez para os pools, os usuários recebem recompensas e incentivos. Por exemplo, as DEX distribuem parte das taxas cobradas pelas transações aos provedores de liquidez (LP), como forma de remuneração.

Esses tokens, por sua vez, são negociados no mercado, o que permite ao LP vendê-los em troca de outras criptomoedas e embolsar o lucro. Com isso, os pools de liquidez remuneram quem ajuda a manter as atividades fluindo.

Provendo liquidez a um pool

Cada pool fornece liquidez a um determinado tipo de par de tokens. Esse par é composto por um token mais conhecido e o token emitido pela exchange ou protocolo DeFi.

Por exemplo, um pool de liquidez da Uniswap que fornece liquidez para negociação de Ether (ETH). Esse pool é formado pelo par ETH/UNI, sendo que UNI é o token de governança da Uniswap.

Se um usuário deseja prover liquidez a esse pool, ele deve depositar a mesma quantidade dos dois tokens. No caso, um LP deposita 3 ETH e 3 tokens UNI nesse pool, ajudando a fornecer liquidez.

Os 6 tokens depositados ficam no pool e se juntam aos demais tokens que lhe fornecem liquidez. A cada negociação desse par, o pool recebe da DEX uma taxa paga de acordo com o valor negociado.

Essa taxa é paga no token de cada exchange. Portanto, as taxas da Uniswap são pagas em UNI, as taxas da Pancakeswap são pagas em CAKE, e assim por diante.

Em seguida, o pool distribui o valor das taxas para cada LP, de maneira proporcional ao que a pessoa aplicou. Assim, o LP que colocou os 6 tokens responde por um percentual da liquidez; logo, a sua participação na recompensa se dará conforme o valor aplicado.

Ao receber a recompensa, o LP tem duas opções. Ele pode vender os tokens recebidos e embolsar o lucro, garantindo aquela renda passiva, ou pode adicionar os tokens ao pool e aumentar sua participação na liquidez. Quanto maior for essa participação, maior a porcentagem de taxas que o LP receberá.

Não há nenhum limite ou pré-requisito para fornecer liquidez. Qualquer pessoa que tiver tokens e acesso ao pool pode colocá-los lá.

Benefícios dos pools de liquidez

O primeiro e mais relevante benefício dos pools é fornecer liquidez para as DEXes. Como essas plataformas não fazem a custódia dos tokens, os usuários só conseguem negociar o volume que está nos pools.

Dessa forma, quanto maior for o pool, maior será a capacidade da DEX em fornecer negociações sem nenhuma interrupção.

Nesse sentido, os pools de liquidez também eliminam a necessidade do usuário ter que abrir mão da posse de seus fundos. Não é preciso depositar nada na DEX nem nos pools e, portanto, eles protegem contra os seguintes riscos:

  • riscos à segurança por ataques hackers;
  • dificuldade de compra e venda de tokens;
  • manipulações de preço centralizadas na figura de grandes investidores;
  • resgate de rendimentos dos provedores de liquidez.

Por outro lado, os usuários “travam” seus tokens enquanto fornecem liquidez para os pools. Isso significa que eles não podem vender ou transferir os tokens das carteiras, caso estejam utilizando-os para fornecer liquidez.

Mas os usuários têm a vantagem de poder fornecer liquidez sem abrir mão da posse de seus tokens, e, como os pools não possuem nenhum pré-requisito, o LP pode acrescentar ou retirar a sua liquidez quando desejar.

Em suma, os pools são uma forma descentralizada e segura de prover liquidez para as negociações e ainda receber recompensas. Se você possui tokens para hold de longo prazo, essa é uma excelente forma de fazê-los trabalhar para você.