P&B: contraste elegante para a decoração do seu espaço

Mistura pode fazer parte da decoração de diferentes cômodos da casa.

Se tem uma combinação que nunca sai de moda é a do preto e branco, ou simplesmente P & B. Em se tratando de decoração, então, essa dupla tem feito o maior sucesso por oferecer elementos modernos e clássicos ao mesmo tempo.

Isso não significa que você tenha que ter todos os cômodos da casa de uma só cor. Na verdade, o que vai fazer diferença é a maneira como as duas tonalidades são usadas. Por exemplo, um aparelho de jantar branco ganha um realce notório se estiver disposto em uma mesa de tampo preto.

A ideia é criar ambientes que tragam em si o contraste dessas duas cores, mas sem abrir mão da beleza, da criatividade e da personalização dos espaços. Sendo assim, hoje vamos falar um pouco mais sobre a presença do preto e do branco na decoração do seu espaço. Confira!

Preto e Branco – mistura do clássico com o moderno

Pode passar o tempo que for, dificilmente uma decoração que usa majoritariamente a dupla preto e branco vai sair de moda. Isso é um fato incontestável e facilmente percebido. Um exemplo dessa constância é o próprio vestuário que tem, nessas duas cores, as tonalidades básicas para qualquer composição.

No que se refere à decoração, isso não vai ser diferente. Sendo assim, é interessante entender o significado de cada cor. O preto está ligado ao mistério, ao poder e à elegância; o branco, por sua vez, se relaciona com a pureza, a bondade e, é claro, a paz.

Quando utilizados em conjunto, teremos uma composição mais harmônica feita com duas forças completamente opostas uma à outra. A depender do uso de cada tom, é possível ainda criar diferentes contrastes e deixar o ambiente mais leve ou mais pesado. O resultado, porém, é uma verdadeira mistura do clássico com o moderno.  

Tendo isso em mente, fica mais fácil entender por que o P&B é tão apreciado tanto no universo da moda quanto na decoração. Sendo assim, o próximo passo é saber como aplicá-lo no seu espaço. 

No quarto

Por ser um ambiente voltado para o descanso, não é recomendável usar a cor preta com demasia nesse lugar. A preferência de cor, nesse caso, é do branco, dando mais leveza ao espaço.

No quarto, o preto vai aparecer como forma de gerar contrastes. Ele pode estar presente na estampa do edredom ou do jogo de cama, na luminária pendente e até mesmo na cabeceira da cama. O cuidado é sempre usá-lo com parcimônia.

Na sala

Em se tratando da sala de estar, também é recomendado buscar um certo equilíbrio, com preferência pelo branco como cor predominante. Tons de cinza também são bem-vindos nesse caso, por ser uma cor que representa um meio termo entre o preto e o branco.

As tonalidades mais escuras podem aparecer no sofá ou nas poltronas, na estampa do tapete e até em alguns detalhes da ornamentação. Vale a pena incrementar o cenário com elementos de outras cores para dar mais vida ao ambiente. Plantas e ornamentos de flores são bem-vindos.

Na cozinha

Já na cozinha é possível haver uma simetria maior entre o black and white. Quem tem uma bancada de mármore preto, por exemplo, deve preferir um revestimento em tons mais claros para criar o contraste perfeito – e vice-versa.

Você pode também escolher o mobiliário branco e a geladeira na cor branca e os demais eletrodomésticos, como micro-ondas, fogão e coifa na tonalidade mais escura.

No banheiro

Por não ser um ambiente em que as pessoas ficam por muito tempo – como é o caso do quarto e da sala de estar –, o banheiro pode ter uma decoração mais em preto do que branco, se for do gosto dos moradores.

O contraste também deve ser mantido e, nesse caso, será com peças brancas. Caso o piso seja de porcelanato marmorizado preto, por exemplo, o vaso sanitário ficará bem no branco. A ideia, no final, é criar uma proporção entre as cores.