Por mais que a pandemia causada pela COVID-19 pareça ter chegado ao fim, ainda são muitos os estragos que ela causou dentro de nossa realidade, muitas pessoas mudaram por completo a forma de agir e algumas empresas tiveram que fechar as portas por conta da grave crise financeira que se instalou em nosso país. 

Mas nem tudo precisa ser uma catástrofe, por mais que, por muito tempo tenha sido difícil conseguir enxergar algum ponto positivo no meio de tanto caos, é preciso ter paciência para melhorar o seu negócio e imã de ferrite,e  fazer com que momentos de crise, se tornem novas oportunidades de negócio. 

Por pior que seja o momento, a crise nos trouxe novas tendências e alguns pontos interessantes que podem ser explorados, por mais que não pareça, empreender na crise pode ser a solução para muitas pessoas que perderam seus empregos ou estão passando por momentos difíceis. 

Quer entender mais o motivo da crise conseguir trazer boas oportunidades de negócio? Continue a leitura!

Afinal, por que empreender na crise pode ser uma boa solução?

A primeira dúvida que sempre vem na cabeça das pessoas é: “mas como empreender na crise pode ser considerado uma solução?”, acredite, os benefícios de abrir seu próprio negócio em momentos difíceis podem ser melhores do que você imaginava, separamos alguns deles abaixo, bora conferir?

A crise gera novas demandas e tendências

Por pior que pareça ser pensando em um cenário econômico, a crise consegue gerar novas demandas e fazer com que determinados nichos cresçam dentro do mercado como tubo flexível, por exemplo. 

Algumas áreas como a produção de conteúdo digital, a criação de sites e a consultoria para médias empresas, tiveram seu desempenho alavancado por conta da pandemia, surgindo novas oportunidades de negócio e até mesmo criando um mercado novo que vale a pena ficar de olho. 

Uma hora a crise vai acabar

Parece uma visão apenas otimista mas ela também é extremamente realista, nenhuma crise dura para sempre e uma hora ou outra ela vai acabar, por mais que possa ser difícil se manter no período que ela continue, olhe para o futuro e saiba que em breve, seus números podem melhorar ( e muito). 

A maioria das crises têm uma duração média de 2 anos, a própria pandemia durou mais ou menos este tempo, então entenda que uma hora você não passará mais pela crise e busque fazer um planejamento a longo prazo. 

A concorrência é muito menor

Empreender em tempos de crise significa ir na contramão do que todas as outras pessoas estão fazendo, ao invés de você fechar as portas do seu negócio, você está abrindo elas, iniciando um novo projeto onde o mercado está em um momento frágil. 

Isso faz com que você possa expandir o seu negócio de bacias de contenção, afinal, a concorrência é muito menor o seu espaço de mercado acaba se tornando muito mais relevante. 

Como transformar a crise em uma oportunidade de negócio

Como vimos acima, mesmo que tudo pareça estar difícil sempre tem uma forma de se reerguer, é preciso buscar enxergar o copo meio cheio da situação e aproveitar os momentos de crise como algo benéfico ao seu favor. 

Abaixar a cabeça não é uma opção, e mesmo que você esteja em um momento ruim, essa pode ser uma grande oportunidade para sacudir a poeira e começar uma nova jornada através das oportunidades que a crise pode te proporcionar. 

Gostou do texto de hoje? Acredita que ele pode ser útil para você? Comente sua opinião abaixo e não se esqueça de compartilhar caso tenha curtido, até a próxima!

Esse texto foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.