Os bebês crescem muito rápido, por isso, é preciso verificar e trocar o tamanho da fralda de tempos em tempos

Embora todos saibam que existem diversos tamanhos de fraldas descartáveis, nem todas as pessoas conseguem identificar o momento certo de trocar o tamanho da fralda do bebê. No entanto, essa não é uma tarefa tão difícil quanto se imagina.

Para isso, basta avaliar alguns aspectos, tendo em mente que a criança precisa de uma fralda confortável, que não machuque e que segure o xixi a noite inteira. Neste artigo, reunimos dicas que vão ajudar você nesse sentido. Confira!

Dicas para trocar o tamanho da fralda do bebê

As marcas de fraldas descartáveis baseiam-se no peso das crianças para definir os tamanhos das fraldas, que normalmente se dividem entre:

  • RN;
  • P;
  • M;
  • G;
  • GG (ou XG);
  • XXG.

Contudo, alguns fabricantes também oferecem tamanhos especiais, como fraldas para prematuros e fraldas para crianças maiores, mas isso não é regra. 

De todo modo, confira abaixo nossas dicas e aprenda qual é o momento certo de trocar o tamanho da fralda do seu bebê.

Tamanho RN

Geralmente, o tamanho RN é usado somente nos primeiros dias de vida da criança. Inclusive, você vai se surpreender com a velocidade de crescimento do seu pequeno. 

Por incrível que pareça, em alguns casos, entre o nascimento e a saída da maternidade já é possível notar a diferença — o que é natural nas primeiras semanas.

Para se ter uma noção, um bebê de 6 meses possui o dobro do tamanho de quando nasceu. Por esse motivo, o melhor a ser feito é comprar uma quantidade pequena de fraldas RN. Mesmo que você use mais de cinco peças por dia, elas não durarão muito tempo. 

Vazamentos frequentes

Quando a fralda não segura mais o xixi ou o cocô do bebê, apresentando muitos vazamentos, pode ser um sinal de que é hora de mudar de tamanho. 

Ainda que seja normal acontecer de vez em quando, sobretudo se a criança fizer muito xixi ou muito cocô de uma vez, isso não pode se tornar uma regra.

Instruções do fabricante

Como mencionamos, geralmente o fabricante define o tamanho das fraldas a partir do peso do bebê, mas isso pode variar bastante entre uma marca e outra. Por esse motivo, leia a instrução da embalagem para descobrir o tamanho adequado para o peso do seu bebê. 

Veja a seguir uma tabela com a média geral de tamanhos e respectivos pesos:

Tamanho da Fralda  Peso recomendado
Tamanho RN até 4,5 kg
Tamanho RN+ de 3 a 6 kg
Tamanho P de 5 a 7,5 kg
Tamanho M de 6 a 9,5 kg
Tamanho G de 9 a 12,5 kg
Tamanho XG de 12 a 15 kg
Tamanho XXG mais de 14 kg

 

Atenção: se o seu bebê pesa 5 kg, por exemplo, mas é mais gordinho, o ideal é que você compre o tamanho P (de 5 a 7,5 kg) em vez do RN+ (3 a 6 kg), para que a criança fique mais confortável.

Elásticos e fechos

Por fim, outra maneira de identificar o momento certo de mudar o tamanho da fralda do seu filho é verificar se ela está muito justa nas coxas, na barriga e no quadril do bebê.

Os elásticos não devem, de forma alguma, marcar a pele. Se isso acontecer com seu pequeno, certamente é hora de escolher um tamanho maior.

Além disso, a fralda também deve ficar bastante confortável na região da cintura, permitindo que o bebê consiga se sentar e se mover sem apertos.

Por último, não se esqueça de verificar os fechos. Se eles não chegarem à altura do umbigo ou ficarem muito abertos, certamente é hora de comprar um novo tamanho de fralda descartável.