Se você está acima do peso, precisando emagrecer e quer saber mais sobre a Dieta Cetogênica saiba que chegou ao lugar certo, nesse artigo você encontrar todo o necessário para saber se essa é a dieta para você. Continue a leitura.

O que é a Dieta Cetogência?

Essa dieta pode até parecer recente, mas na verdade ela é praticamente centenária e o seu cardápio rico em gorduras e com baixíssimos carboidratos surgiu como uma alternativa para ajudar no tratamento para epilepsia e nada a ver com o emagrecimento.

Após muitos estudos foi observado que essa dieta era eficaz para a perda de peso rápida uma vez que o organismo passa a utilizar a gordura do corpo como fonte e energia e não dos carboidratos ingeridos.

A Dieta Cetogênica se dá por uma redução abrupta do consumo diário de carboidratos, sendo a quantidade indicada de cerca de 20 a 50 gramas por dia isso corresponde ao um total de calorias diárias de até 15%.

Com a baixa dos carboidratos é necessário aumentar o consumo de alimentos ricos em gorduras boas presentes nas oleaginosas como as nozes e as amêndoas, nas sementes, no azeite de oliva, no coco e no abacate por exemplo.

Nessa dieta é importante aumentar a ingestão de proteínas entre elas carne, frango, peixe tanto no almoço como no jantar além de ovos e derivados do leite no lanches, sendo que elas devem corresponder a 20% da alimentação diária.

Dieta Cetogênica funciona

Dieta Cetogênica Funciona?

É perfeitamente normal que ao dar início a essa dieta o organismo passe por um período de adaptação e esse processo de começar a produzir a energia através da gordura e não por carboidratos pode durar alguns dias o até semanas e pode haver dor de cabeça e cansaço que passam logo após a adaptação

Existe também a Dieta Cetogênica cíclica que como o nome já diz consiste em seguir essa dieta por ciclos de 5 dias consecutivos e os outros 2 dias da semana  é liberado o consumo de carboidratos como macarrão, arroz e pão, porém nesses dias não é indicado consumir alimentos ricos em açúcar como bolos, doces e sorvetes.

Dessa forma é mais fácil manter a dieta por um período maior de tempo o que acabada favorecendo o emagrecimento além de aumentar a energia para a prática das atividades físicas e treinos de alta intensidade.

Mas saiba que a Dieta Cetogênica por ser muito restritiva só deve ser feita com a orientação de um nutricionista e é preciso avaliar o estado de saúde e as condições físicas para saber sé é possível ou não realiza-la além dele calcular de forma correta os gramas de carboidratos necessários para cada pessoa.

Dieta Cetogênica

Essa dieta é contraindicada para pessoas acima dos 65 anos, crianças, adolescentes, grávidas, lactantes, diabéticos, doenças no fígado e rins, pessoas abaixo do peso ideal com problemas cardiovasculares, por isso é recomendado procurar um médico antes de iniciar qualquer.