Se você é um empreendedor, com certeza está se perguntando como aparecer no Google e para que seu negócio tenha grande notoriedade. Que o Google encontre você não é difícil, você só precisa ter uma página da web e você existirá para esse mecanismo de pesquisa em pouco tempo. No entanto, chegar aos primeiros lugares e ser encontrado por potenciais clientes depende de vários fatores.

Para chegar ao topo do Google, você precisa trabalhar vários aspectos e entender que existem formas orgânicas e pagas de fazer isso. Além disso, para alcançar um bom posicionamento na web, deve-se utilizar uma estratégia de marketing digital de médio e longo prazo e pode contar com a ajuda de uma consultoria especializada em seo. Por esse motivo, explicamos aqui as ações que você deve aplicar para aparecer no Google com os melhores resultados.

1. Maximize o desempenho técnico do seu site

O desempenho técnico refere-se a elementos não relacionados ao conteúdo. Ou seja, são os fatores que oferecem uma melhor experiência ao usuário e que o Google considera ao posicionar a página. Esses elementos, que fazem parte da otimização de desempenho da web, são:

  • Velocidade do Site

Para chegar ao topo do Google, uma página da web deve ser rápida para carregar em qualquer dispositivo. Para determinar se o seu site está em conformidade com isso, você pode usar várias ferramentas que estudam seu site e dizem o quão rápido ele é. 

  • Site compatível com dispositivos móveis

A cada dia mais usuários usam seus dispositivos móveis para pesquisar na internet. Portanto, seu site deve necessariamente ser responsivo. Isso significa que sua página será carregada com formatos funcionais, independentemente do dispositivo ou do tamanho da tela que o usuário usar.

  • Segurança do seu site

Sua página deve ser carregada por meio de “https” para que o mecanismo de pesquisa a considere como um site seguro. Portanto, se o site não tiver o certificado SSL, a URL aparecerá como “http”, o que o Google interpreta como um sinal de insegurança.

  • Estrutura de URL

As URLs são os endereços que estão no site e que são levados em consideração para serem posicionados nos buscadores. Por exemplo, se o site do blog for “https://webtrends.net.br/index.php%id=7787549” o Google não saberá que este é o endereço do blog. Por isso, o ideal é que seja estruturado como: “https://webtrends.net.br/agencia-de-link-building/”.

Como aparecer no Google? Ações que você deve aplicar

 2.Fique atento às palavras-chave de cauda longa

Esses tipos de palavras- chave são compostos por duas ou mais palavras e tendem a ter menos concorrência. Com essas palavras mais específicas você pode criar conteúdo especializado e obter mais tráfego orgânico. Isso não significa excluir as palavras-chave mais pesquisadas da categoria, mas começar pelas mais específicas.

 3.Adicione conteúdo de qualidade

O ideal é que a estratégia de posicionamento para aparecer no Google inclua muito conteúdo de qualidade. Um plano de marketing de conteúdo deve ser baseado na criação de materiais que ajudem os usuários a solucionar suas dúvidas ou problemas. Isso fará de você a primeira escolha para uma futura compra de produtos ou serviços.

 4.Use metatags

Se você deseja que os mecanismos de pesquisa o encontrem entre as milhões de opções na internet, você precisa usar metatags. Estas são as palavras em azul que são encontradas nos resultados dos mecanismos de pesquisa. A meta descrição também se enquadra nessa categoria. Ao usá-los corretamente, você pode chamar a atenção dos usuários da melhor maneira.

 5.Crie uma página do Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio permite que empreendedores promovam seus negócios gratuitamente em resultados orgânicos. Essa é uma maneira eficaz de anunciar no Google com posicionamento local. Ele também possui diversos benefícios como a opção de adicionar comentários sobre o seu negócio para estimular a interação, ser encontrado com pesquisas específicas por pessoas que precisam de você e melhorar o alcance da sua empresa.

 6.Receber backlinks

Backlinks são links que direcionam os leitores para outro site que tenha informações relevantes. Isso mostra ao Google que sua página da web tem informações importantes sobre um tópico específico. A melhor maneira de obtê-los é gerar conteúdo de qualidade e se associar a outros sites que tenham boa autoridade.

Como aparecer no Google? Ações que você deve aplicar

 7.Fazer anúncios em sites estratégicos

Embora o posicionamento orgânico seja essencial, isso não exclui que você deva investir em anúncios pagos. O importante é ter uma estratégia que gere leads de qualidade, então você deve segmentar muito bem as campanhas.

Aparecer nos primeiros lugares do Google é um processo que precisa de planejamento e dedicação no cumprimento de cada etapa. Portanto, é melhor ter uma agência de SEO que possa ajudá-lo a atingir seus objetivos com eficiência. Na Agência de SEO Webtrends somos especialistas em desenhar campanhas que irão aumentar o tráfego do seu site e as suas vendas.