Com o desenvolvimento das plataformas digitais e o grande acesso à web em solo nacional, boa parte do comércio começou a migrar para a internet.

O que antes era visto como bom atendimento para as lojas físicas, acabou ganhando novas características nesse processo, que agora chamamos de experiência do cliente.

Existem várias maneiras de uma empresa propiciar uma boa experiência ao cliente, como por exemplo:

  • Plataforma online otimizada;
  • Facilidade para navegação no site;
  • Descontos exclusivos e promoções atrativas;
  • Atendimento personalizado;
  • Abordagem inteligente;
  • Pós-venda;
  • Entre outros.

Ou seja, proporcionar boas experiências aos clientes trazem uma série de benefícios a médio e longo prazo para qualquer segmento comercial.

Se você tem uma empresa que fabrica imã de ferrite, por exemplo, produzimos esse artigo para falar um pouco mais da importância de investir na experiência do cliente e como isso pode ajudar no desenvolvimento corporativo.

Gostou da pauta? Então venha conosco e confira nosso conteúdo. 

A fidelização do cliente através da experiência

Uma boa experiência fideliza e uma má experiência afasta. Esse é o lema que você precisa levar para a sua empresa, pois fará a diferença para o seu desenvolvimento das estratégias de marketing.

Falar de comércio e não falar de concorrência de mercado é impossível. Isso é comum e é parte natural do nosso mercado competitivo.

No entanto, daí surge a necessidade de buscar por inovação e inovar nada mais é do que proporcionar a melhor experiência possível ao seu cliente.

Isso não só garante a satisfação do consumidor em geral, como também aumenta os índices de fidelização com sua empresa, garantindo maiores índices de rentabilidade.

A tecnologia é aliada da inovação

Os mecanismos tecnológicos estão na sua linha produtiva e também em ferramentas desenvolvidas para cativar clientes e proporcionar experiências únicas e marcantes.

Para uma empresa que fabrica tubo flexível, por exemplo, podemos indicar o uso de chatbots dentro do website.

Trata-se de um software otimizado e desenvolvido através da inteligência artificial, que consegue acumular informações em seu banco de dados e passar ao internauta durante a navegação. 

Esse sistema trabalha com o machine learning, ou seja, o aprendizado de máquina que busca aperfeiçoar as atividades cotidianas conforme vai sendo experienciado.

Além disso, o sistema fica disponível 24 horas por dia trabalhando na sua loja virtual. Isso quer dizer que seu cliente tem atendimento ininterrupto a qualquer momento e dependendo da forma como o chatbot é otimizado, vai mudar por completo a experiência que o cliente tem navegado em seu site. 

O pós-venda é um diferencial

A boa experiência do cliente precisa ser do primeiro contato até ‘depois do fim’. Em outras palavras, trabalhar com a estratégia de pós-venda nada mais é do que entrar em contato com o cliente para verificar se ele ficou satisfeito com o produto/serviço adquirido e sobretudo se o atendimento foi bom.

Para uma empresa que vende bacias de contenção, por exemplo, esse tipo de ação proporciona a satisfação do cliente, pois ele se sente mais importante, e também pode servir de auto-análise da empresa sobre a qualidade de prestação dos serviços.

Esperamos que nosso artigo tenha mostrado o quanto é importante que as empresas ofereçam um atendimento de qualidade, valorizando a experiência do cliente.

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Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.