Como você planeja melhorar a experiência do cliente B2B daqui para frente? Se você ainda não está usando uma estratégia de marketing de relacionamento, é um ótimo momento para fazê-lo. 

Isso não apenas ajudará nas taxas de retenção de clientes, mas também aumentará sua receita (seja ela referente a empresas de comunicação ou de armário de aço 2 portas).

Então, para saber ainda melhor sobre o tema, continue lendo esta postagem.

Como implementar uma estratégia de marketing de relacionamento?

Como você planeja uma estratégia e implementação de marketing de relacionamento? Certamente isso requer entender os vários métodos disponíveis e, em seguida, selecionar o melhor para seu público específico.

Mesmo que não ache o Instagram um local correto para o seu B2B, temos o LinkedIn! Então, saia de trás de sua mesa rústica de madeira e confira essas ótimas dicas.

4 formas de aplicar o marketing de relacionamento

Ouça o feedback do cliente (e faça alterações)

A internet tornou mais fácil a visualização dos clientes, mas também a forma com que ele se relaciona com a marca (seja com reclamações ou comentários).

Aproveite isso para ter ideias e passar por obstáculos que possam te prejudicar. Faça pesquisas por e-mail, SMS ou nas redes sociais. É um método rápido e direto para gerar respostas, sejam elas positivas ou negativas.

Invista em Tecnologias que ajudam no relacionamento

Existem várias ferramentas no mercado que oferecem uma ótima experiência ao cliente. 

Por exemplo, você pode usar o software CRM (gerenciamento de relacionamento com o cliente) para gerenciar esta balança, personalizar mensagens e manter a comunicação efetiva.

Outra opção é implementar uma plataforma ERP (enterprise resource management) para agilizar suas operações e eliminar distanciamentos nos setores, sejam eles referentes à fabricação de Tinta térmica ou do ramo contábil e etc.

4 formas de aplicar o marketing de relacionamento

Construa uma excelente equipe de atendimento ao cliente

Um fator que pode melhorar ou piorar a experiência de um cliente com uma marca é, justamente, o atendimento. Se sua equipe não tiver conhecimento suficiente, for mal educada ou demorar a responder, isso irritou os clientes.

Invista seu tempo e dinheiro na contratação e treinamento de colaboradores responsáveis e que atendam às necessidades de sua base de clientes.

Considere criar um modelo de perguntas e respostas de atendimento com base nas demandas de diferentes características. Isso o ajudará a navegar por situações positivas e negativas.

4 formas de aplicar o marketing de relacionamento

Adote uma abordagem omnichannel

As pessoas estão acostumadas a se envolverem com as marcas de maneiras diferentes. Eles podem visitar seu site um dia e, no dia seguinte, entrar em contato com a empresa por meio de sua página no Facebook ou LinkedIn.

Não há uma regra específica e isso é a melhor coisa dentro da internet. Insira diversos meios para que seu público fique à vontade para interagir da maneira mais confortável. Isso é vital para o prolongamento da relação.

Portanto, esteja presente nos canais de redes sociais, no e-mail, no SMS, no WhatsApp e etc. Incorpore um chatbot e também perceberá o quanto isso é fundamental.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.