O metabolismo de lipídios se dá pela síntese e degradação dos lipídios presentes nas células que envolve o armazenamento ou decomposição das gorduras utilizadas para a obtenção ou para o estoque de energia a também para a síntese de lipídios funcionais ou estruturais.

Os lipídios se trata de moléculas de gordura insolúveis em água muito importantes para o organismo pois fornecem energia para todo o corpo e ainda auxiliam na absorção de diversas substâncias essenciais como a vitaminas A,D,E e K que são lipossolúveis e precisam dos lipídeos para serem assimiladas no organismo.

metabolismo de lipídios

Eles podem ser categorizados em diferentes tipos sendo que os principais entre eles estão os:

– Glicerídeos (encontrados em carnes, ovos, leite e alguns derivados);

– Fosfolipídios (responsáveis pela formação das membranas que envolvem as células);

– Cerídeos (presente na superfícies de algumas folhas e vegetais),

Esteroides (formado por colesterol e hormônios sexuais femininos/masculinos).

O metabolismo de lipídios é considerado como o processo de digestão e absorção da gordura na dieta, porém existem 2 fontes de gorduras que podem ser utilizadas pelo organismo que são as consumidas na dieta e as do estoque lipídico, que são usadas para produzir energia ao corpo.

Os lipídios são moléculas hidrofóbicas, ou seja, tem aversão e não se dissolvem em água e precisam antes que seu metabolismo comece, o metabolismo de lipídios geralmente começa pela hidrolise (reação de decomposição ou alteração de uma determinada substância pela água) que acontece no sistema digestivo por meio de enzimas.

Depois do processo de hidrolise, dá início a absorção dos ácidos graxos pela células epiteliais na parede do intestino onde eles são empacotados e transportados para o resto do corpo.

O primeiro passo para o metabolismo de lipídios é a digestão uma vez que mais 95% dos lipídios são de fonte alimentar como os triglicerídeos que são decompostos através de enzimas, porém a grande maioria da digestão e absorção dos lipídios acorre ao chegar no intestino delgado.

O segundo passo do metabolismo de lipídios se dá pela absorção de gorduras, os ácidos graxos são absorvidos pelo estomago, mas a maior parte da absorção dessas gorduras ocorre apenas no intestino.

metabolismo de lipídios

Nosso corpo produz cerca de 25g a 105 gramas de lipídios diariamente geralmente em forma de triglicerídeos (TG) e o armazenamento de ácidos graxos em forma de TG é muito mais eficiente e sua quantidade é muito mais importante do que os provenientes dos carboidratos em forma de glicogênio.

Quando há a necessidade de energia metabólica sinalizada através dos hormônios acontece a liberação dos TG a fim de fazer a conversão em ácidos graxos livres onde serão oxidados e transformados em energia.

Os lipídios podem ser encontrados tanto em alimentos de origem animal quanto vegetal, como em óleos, oleaginosas, abacate, coco e em carnes brancas e vermelhas por exemplo, porém devem ser consumidos moderadamente, pois uma vez em excesso no organismo, pode causar o aumento do colesterol ruim LDL e problemas circulatórios.