A busca incessante pelo emagrecimento express leva muitas pessoa a apostarem em dietas perigosas e no uso de algumas substâncias sem a mínima comprovação cientifica como é o caso da dieta hcg que não é recomendada pela comunidade médica.

É por esse motivo que a grande maioria das pessoas não conseguem alcançar seus objetivos e desenvolvem o sentimento de frustação, decepção a ainda se sujeitam a complicações sérias na saúde.

A dieta hcg é uma daquelas dietas restritivas e polêmicas que prometem um emagrecimento rápido, porém os risco ao faze-la pode acabar não compensando o esforço, ela tem como base a aplicação de injeções de gonadotrofina coriônica humana conhecida como HCG, que é um hormônio produzido durante a gestação aliada a uma dieta de baixíssima calorias (500 kcal) por dia.

Apesar de todo o modismo essa dieta foi criada nos anos 50 por Albert Simeons um médico britânico, que demostrou que os pacientes submetidos ao eu novo método poderiam perder muito peso, isso aconteceria devido a restrição calórica que causaria a perda de gordura e uso HCG promoveria a manutenção da massa muscular.

Essa teórica acabou sendo desmentida nos anos 70 após testes onde foi constatado que a perda de peso era proveniente da restrição calórica e não do uso do HCG, afinal qualquer dieta de 50 calorias leva a uma perda de peso significativa e rápida, e o hormônio no caso só aumenta os gastos e riscos de trombose.

dieta hcg

O que é HCG e qual a sua finalidade?

O gonadotrofina coriônica humana (HCG) é um hormônio produzido pela placenta durante a gravidez e tem como objetivo sustentar o bebê dentro do útero, na mulher ele tem coo finalidade estimular os ovários a produzir outros dois hormônios a progesterona e o estradiol.

Já quanto injetado nos homens o HCG é capaz de estimular a produção do hormônio masculino testosterona nos testículos.

 

O que é a dieta hcg exatamente?

A dieta hcg alia um rotina de alimentação restritiva de apenas 500 calorias consumidas por dia (já somando todos os alimentos ingeridos), ao uso do hormônio hcg, embora essa combinação possa surtir algum efeito para a perda de peso ela tem sido considerada muito perigosa e pode trazer riscos para saúde de quem decide segui-la.

Isso se dá pela redução drástica na quantidade de alimentos ingeridos durante as refeições, pois é preciso consumir apenas 500 kcal diariamente, a nível de comparação em média uma pessoa adulta e saudável necessita de cerca de 2000 kcal por dia para que o corpo funcione corretamente.

Então a restrição alimentar provocada por essa dieta pode acabar comprometendo o bom funcionamento do organismo e o uso do hormônio hcg é permitido apenas o tratamento de fertilização segundo a ANVISA.

Ou seja, utiliza-lo com o objetivo de perder peso e gordura não é recomendado pelos médicos, mesmo porque não há nenhum embasamento científico que comprove a sua eficácia nessa situação.

dieta hcg

A dieta hcg tem qual objetivo?

O objetivo dessa dieta é reduzir o apetite e acelerar a queima de gordura sem que seja necessário prática atividades físicas regularmente, aliás ele nem são indicados durante essa dieta, pois o corpo não aguentaria devido ao baixo consumo calórico.

Para que isso aconteça e preciso e preciso restringir a alimentação partindo do princípio de cortar completamente os carboidratos, doces, gorduras e todo o tipo de alimentos processados industrialmente.

E então a pessoa passa a se alimentar apenas de legumes, verduras, frutas e líquidos que contenham poucas calorias na sua composição pois na contagem de calorias é necessário ter ingerido somente 500 kcal no final do dia nessa dieta.

Essa dieta ainda tem como completo o uso diário de cerca de 3 doses de HCG, ele tem como objetivo levar o organismo a pensar que esteja passando por uma gestação e assim promover o deslocamento de gordura como fonte de energia.

Como a dieta hcg funciona?

A dieta hcg funciona em 4 diferentes fases:

– Carregamento: Essa é fase inicial da dieta e tem como finalidade estimular o aumento do consumo de alimentos gordurosos que são ricos em calorias por 2 dias utilizando esse hormônio 1x ao dia.

– Perda de peso: Nessa fase o alimentação passa a ser ainda mais restritiva e o adepto passa a ingerir apenas 500 kcal ao dia mantendo o uso do hcg por via sublingual ou por injeções 3x ao dia, esse fase é mais longa dessa dieta e dura em média de 3 a 6 semanas.

– Estabilização: Já nesse fase a pessoa terá atingido o peso desejado ou cumprido as 6 semanas de dieta e então deve-se parar o uso do hormônio, mas manter a dieta de 500kcal para que assim o hormônio seja eliminado do organismo e peso eu foi perdido seja estabilizado para voltar ao metabolismo normal.

– Manutenção: Essa fase marca o estágio final dessa dieta pois o uso do hcg é interrompido e o consumo e calorias á aumentado de forma gradativa para que assim o organismo possa se acostumar.

dieta hcg

A dieta hcg realmente emagrece? Vale a pena fazer?

A dieta hcg como toda e qualquer dieta restritiva comprovadamente leva a uma perda rápida de peso, porém elas tem riscos e podem causar algumas deficiências nutricionais e transtornos metabólicos e ao aplicar hormônios associados a uma dieta de tão baixas calorias a chance de obter sucesso é praticamente nula

Para quem essa dieta é contraindicada? Quais são os riscos?

A dieta hcg é contraindicada para alguns grupos de pessoas entre elas as que tenham algum tipo de doença ou façam tratamento médico regular além disso o uso do hcg principalmente não é indicado em caso de menopausa, ovários policísticos, hemorragia ginecológica, tumor do hipotálamo ou na hipófise.

Essa dieta ainda apode trazer alguns riscos à saúde como: trombose, infertilidade, perda de massa muscular e fraqueza, queda de cabelo, letargia, mal-estar, unhas fracas  além de ainda favorecer o temido efeito sanfona.