A dieta da proteína que também pode ser conhecida como hiper proteica, é baseada no aumento da ingestão de alimentos que possuem alto nível de proteína, como por exemplo ovos e carnes, e reduzir o consumo de alimentos ricos em carboidratos, como o macarrão e o pão por exemplo.

Comer mais proteína pode auxiliar a reduzir a fone e aumentar a sensação de saciedade, isso porque ele vai agir diretamente nos níveis de gelina, e outros hormônio que também ficam responsáveis pelo apetite.

Dessa maneira, as proteínas ajudar a aumentar o metabolismo, queimando as calorias e devido à ausência do carboidrato faz com que o organismo use outras fontes de gordura para conseguir produzir a energia.

É bem comum que no começo dessa dieta a pessoa acabe sentindo tontura ou fraqueza, mas não se preocupe, esses sintomas passam depois de 3 a 4 dias, pois é o tempo necessário que seu organismo leva para de adaptar a falta de carboidrato. Essa dieta da proteína é uma forma boa de conseguir retirar os carboidratos de forma gradual sem sofrimento.

dieta da proteina funciona

Quais os alimentos permitidos na dieta da proteína?

Os alimentos permitidos são aqueles riscos em proteína que possuem baixa quantidade de carboidrato, segue alguns exemplos abaixo:

  • Castanhas, nozes, amêndoas;
  • Carnes magras, peixe, ovo, presunto, presunto de peru;
  • Sementes como chia, linhaça, gergelim, abóbora, girassol;
  • Leite de amêndoas ou qualquer noz
  • Leite desnatado, queijos brancos, iogurte desnatado;
  • Abacate, limão.
  • Acelga, couve, espinafre, alface, rúcula, agrião, chicória, cenoura;
  • repolho, tomate, pepino, rabanete;
  • Azeite de oliva ou de linhaça, azeitonas;

A dieta da proteína deve ser feita de 15 em 15 dias, tendo um tempo de 3 dias para intervalo, podendo ser repetida somente dentro desse período de quinze dias.

dieta da proteina

Quais os alimentos que devem ser evitados?

Os alimentos proibidos durante a dieta da proteína são os que possuem muito carboidrato, como cereis, pão, arroz, macarrão, batata doce, farinha, mandioca e alguns grãos como grão de bico, ervilha, feijões e soja.

É recomendado evitar açúcar e alimentos como doces, bolos, refrigerantes, biscoitos, sucos industrializados, mel, e apesar de elas serem saudáveis algumas frutas também devem ser evitadas por possuírem uma grande quantidade de açúcar, é importante não consumir esses alimentos para que a dieta da proteína consiga fazer a mudança no seu metabolismo para fazer com que o corpo tenha os benefícios que busca.

O que devo fazer antes de começar a minha dieta da proteína?

Antes de iniciar qualquer dieta, é muito importante que busque um conselho de um especialista, ou nutricionista para não causar danos a saúde. O nutricionista pode recomendar um tipo de cardápio personalizado, levando em consideração as preferências da pessoa.

Essa dieta não pode ser feita por pessoas que sofrem de problemas reinais, já que o consumo em excesso de proteínas pode causar danos ao rim.  Deve ser feita no máximo durante 1 mês e no caso de pessoas vegetarianas podem fazer com alimentos vegetais riscos em proteínas.

A dieta da proteína é incrível e possui inúmeros benefícios, vale a pena fazer.